terça-feira, 19 de março de 2013

Com 70% de alunos analfabetos: solução seria criar aulas de reforço


Em reunião realizada ontem com os pais dos meus alunos, sugeri que haja aulas de reforço. A sugestão surgiu da minha observação de que, em pleno 3º ano, há 70% de analfabetos na minha turma e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa prevê a saída do ciclo já sabendo ler.

Muito embora seja uma boa ideia, pois muitos dos alunos que já leem bem possuem aulas particulares de reforço, a maioria dos pais não têm condições financeiras para bancar essa despesa. Assim, levantei a possibilidade da escola criar aulas de reforço em horário paralelo. Ou seja, as crianças voltariam à escola no contraturno, significa dizer que quem estuda à tarde voltaria de manhã para a aula de reforço.

Outro problema que enfrentaremos será a falta de espaço físico para acomodar tantos alunos, já que em conversas informais com os demais colegas professores ficou evidente que esse não é um problema particularmente da minha turma de 3º ano.  Ao considerar problemas, o maior obstáculo será convencer a secretaria de educação a promover essas aulas, uma vez que será necessária a mão de obra de professores e isso implica em pagar horas a mais aos professores. Em conversa com dois membros do conselho escolar encontrei apoio para a ideia que já teve aclamação geral por parte dos pais.

Agora, a ideia é convencer a direção da escola, para, posteriormente convencermos a SEMED da necessidade urgente da implantação dessas classes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário