quarta-feira, 6 de julho de 2011

QUADRILHA EXPLOSÃO DO AMOR DO ALCIDES VOLTA AOS TERREIRÕES DE PORTEL

A quadrilha Explosão do Amor do Alcides em seu 2º ano
No início foi dificil, uma verdadeira batalha, inclusive de nervos, para convencer a direção da escola de que os alunos da Escola Alcides tinham que ter uma quadrilha. Isso aconteceu no ano de 2010, quando apresentei a idéia à direção escolar, tendo sido também advertido de que a diretoria não via com bons olhos esse tipo de atividade. Forcei a barra e montei o grupo de danças, afinal era um pedido feito diretamente pelos meus alunos, que, mesmo ainda não tendo iniciado o processo de criação, a notícia correu por todas as outras turmas e, de repente, havia uma multidão de meninos e meninas diante da minha sala de aula, todos querendo saber quando os ensaios iam começar. Claro, numa situação dessas, creio eu, que qualquer professor nesse mundo de meu deus acabaria cedendo.
Bilhetinho convidando pais e/ou responsáveis para reunião
A produção de textos é um sonho de qualquer professor nas séries iniciais, pois é um indicador de que a alfabetização foi atingida, o letramento foi utilizado com sucesso. Tive a experiência gratificante de convidar os pais dos meus alunos, no ano passado, fazendo uso de convites escritos pelos próprios estudantes. Foi legal. E este ano ousei repetir com a nova turma. Experimente você também. Eles escrevem o bilhete e confeccionam o envelope em sala de aula. Pode até conter uns erros de português, mas o essencial é que os pais entendam e, além disso, não se pode melindrar os alunos com correções e, se fizer isso, tem que ter todo um jeitinho, senão essas flores murcham e pode ficar para o resto da vida.
Quero propor outras atividades atraentes e cheias de motivações no segundo semestre, proporcionando um aprendizado cheio de prazer e boas lembranças de um período marcado por grandes avanços na vida de todas essas crianças que trato como seus fossem meus filhos.